Fazenda Pioneira

FAZENDA PIONEIRA
HISTÓRIA



Em 1993, após visitar várias fazendas em diversos estados, Walmir Maciel fez a opção de comprar terras no promissor estado do Tocantins, no município de Barrolandia, e a denominou Fazenda Pioneira, que no futuro estaria a apenas 8 km de distância da capital Palmas. O objetivo era desenvolver uma pecuária de corte produtiva, lucrativa e que pudesse de alguma forma influenciar a melhoria e o desenvolvimento dos pecuaristas e das propriedades da região.

A baixa qualidade racial e produtiva dos animais encontrados e principalmente a dificuldade de encontrar touros de genética diferenciada, pois os touros eram comprados e trazidos de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, fez com que os rumos da Fazenda Pioneira mudassem radicalmente. Após ficar sócio da ABCZ, iniciou-se então no ano 2.000 a criação de animais nelore registrados, criados totalmente a pasto, com o objetivo de produzir e comercializar touros raçadores para melhorar a genética, e consequentemente a qualidade e produtividade do próprio rebanho e dos rebanhos da região.

Para iniciar bem a criação, produção e seleção do rebanho, foram adquiridas matrizes da Fazenda Manga do Tocantins, de João Yano de Goiás, da Marca Ipê Ouro, e por último, durante a Liquidação Brumado, várias matrizes PO e POI e a multiplicação desta genética via inseminação Artificial, TE e FIV. A escolha de sêmen dos touros a serem usados na inseminação das matrizes é criteriosa, e tem sido usados com muito sucesso e resultado os touros Arroio Sexto, Água Tirada, Brumado e Adir. Além desses, são escolhidos os melhores touros das centrais com avaliação genética e resultado comprovado.

A seleção da Fazenda Pioneira não abre mão da caracterização e pureza racial com muita produtividade: peso, carcaça de qualidade, fertilidade, habilidade materna e aprumos corretos. Isso fez e faz com que os índices de problemas e devoluções de touros sejam insignificantes. A satisfação dos clientes é objetivo constante da seleção.

Em 2.004, buscando sempre o melhoramento genético dos animais e atender cada vez melhor os seus clientes, a Fazenda Pioneira iniciou no Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas, o PMGZ da ABCZ, e hoje tem 100% dos seus animais avaliados pelo Programa, e todos os touros comercializados na Fazenda têm avaliação genética do PMGZ. Nestes anos de seleção, vários animais receberam o Certificado Especial de Produção, o CEP da ABCZ e também vários tourinhos foram candidatos ao PNAT e ABCZ.

Neste período também iniciou-se a criação de equino, com a aquisição de várias éguas e garanhões Paint Horse, Quarto de Milha e Pega para a produção e comercialização de animais de trabalho.

Em 2.009 a Pioneira foi convidada a participar da Primeira Prova de Ganho em Peso da Fazenda Ouro Branco, com mais de 60 animais de vários criadores, e o seu produto PMV 351 TOP 1% no PMGZ e candidato ao Programa de Avaliação de Touros Jovens da ABCZ sagrou-se Campeão da Prova e hoje é o principal reprodutor da fazenda.

Em 2.010 após a aquisição de animais registrados das Fazendas Manga com 20 anos de seleção e Santa Cruz com 40 anos de seleção, iniciou-se também a criação de Gir PO com o objetivo de fornecer ao mercado tourinhos Gir e novilhas Girolando de alto potencial genético e produtivo.

Em 2.011, voltando aos antigos modelos de comercialização de animais, foi realizada a Primeira Feira de Touros da Pioneira, com a comercialização de 60% de sua produção. Durante o evento, mais de 300 pessoas vistam a fazenda. Hoje, realizada anualmente e já consolidada, a feira se transformou em Multifeira de animais, onde são comercializados Touros Nelore, Gir e Girolando, novilhas Nelore e Girolandas, cavalos, mulas e jumentos. Transformou-se uma reunião de negócios e de amigos.

Em 2.013, buscando cada vez mais informações e aprimoramento das raças e dos animais, a Fazenda Pioneira passou a ter também a Avaliação Genética de seu rebanho feito pelo Programa  Geneplus da EMBRAPA Gado de Corte de Campo Grande – MS.

Como mais uma ferramenta de seleção e escolha de reprodutores, em 2.013 foram iniciadas duas Provas de Ganho em Peso oficializadas pela ABCZ, onde participam todos os bezerros nascidos e também bezerros de criadores convidados. Durante as pesagens são feitas reuniões com criadores e alunos de Zootecnia e Agronomia de Faculdades do Estado, com avaliação dos animais participantes e dos desempenhos dos mesmos.

 

Na Fazenda Pioneira, o trabalho de seleção não para.